Corte a cebola e o alho grosseiramente (depois bateremos tudo) e refogue-os no óleo de milho. Assim que estiverem começando a dourar adicione a banha e aumente o fogo ao máximo, espere começar a formar espuma.
Coloque o feijão já cozido para refogar na banha de porco, ela deve estar bem quente. Mexa por 1 minuto e então desligue o fogo.
Agora é hora de bater o feijão. Se for usar um liquidificar ou processador de alimentos deixe esfriar durante 10 minutos. Caso esteja usando um mixer não é necessário esperar esfriar.
Bata até que não exista mais nenhum pedaço ou casca de feijão.
Depois de batido tempere com o chili em pó, o cominho e o sal. Ligue o fogo (baixo) novamente e deixe cozinhar até que fique bem grosso, isso deve demorar cerca de 20 minutos. Quando estiver no ponto desejado desligue o fogo e acrescente o queijo prato ralado.
Por fim adicione o torresmo sem pele, mexa e sirva em seguida.